Pg. 123, 124. Cidade. Diário Oficial do Estado de São Paulo (DOSP) de 18/12/2010
Discurso feito por Ogan Juvenal no dia em que foi decretado o dia da umbanda e do umbandista na Câmara Municipal de São Paulo na Lei 15.323/2010:
Saravá a todos.
Boa noite a nossa família umbandista. Hoje a família está feliz. Sinto-me honrado de estar fazendo parte de uma Mesa como esta, com os decanos da Umbanda, que são os mais antigos e foram homenageados como decanos da nossa religião há alguns anos.
Vejo-me hoje fazendo parte de uma transição dos decanos. Somos aqueles que cresceram com essas pessoas mais velhas, e eles deixaram-nos a responsabilidade de dar continuidade à religião. Tivemos pessoas muito especiais, mulheres que foram presidentes das federações. Lembro muito o trabalho de Mãe Joana Imparato, que conduziu nosso Primado de Umbanda. São pessoas que trabalharam, mas já se foram.
No dia 18 de maio, estávamos em um evento nesta Casa, e quando falaram que iriam discutir em Plenário o projeto de lei que estabelecia o Dia da Umbanda, pensei, e sou sincero em dizer: "É mais uma balela, mais um Vereador que quer ganhar votos com os adeptos da nossa religião". Há 40 anos, fizemos o primeiro encontro da Umbanda nesta Casa. Demorou 40 anos para conseguirmos o Dia da Umbanda. Por que demorou tanto? Falta de interesse? Falta de responsabilidade? Faltou mostrar que realmente a Umbanda merecia? Não sei o por que. Estamos há mais
De 10 anos pressionando para implementação de lei estadual. E, agora, em questão de seis meses, a Lei do Dia da Umbanda foi aprovada em âmbito municipal.
Esse é um mérito muito grande que temos de dar a V.Exa. Nobre Vereador Quito Formiga, por esse trabalho, esse compromisso. V.Exa. É uma pessoa de hombridade, que se propôs a fazer alguma coisa, e fez. Sem interesse político, pois não era época de campanha; o senhor não foi lá ao nosso terreiro distribuir saquinhos de pipoca, nem dar bonecas e bolas para crianças. Nós sofremos muito com candidatos a vereadores e deputados, que vivem fazendo promessas e não cumprem.
Por que será que a festa de Cosme e Damião é sempre perto da eleição? Chega o pessoal com bolas, perguntando para mãe de santo do que precisamos e depois nunca mais o vemos. Quanto a V.Exa, tenho certeza de que o veremos sempre.
Uma das leis mais importantes que temos de implantar para começar a desmistificar a nossa religião, no meu modo de ver, refere-se à questão das placas com dizeres como: "Pai João das Contas traz seu amor em 24h". Isso é muito sério. Eu estava no ônibus e havia uma placa grande na Av. Rebouças, que virou motivo de chacota. Há muito lixo nesse sentido na Cidade e cabe à Câmara Municipal ajudar a resolver isso. Há, nesta Casa, uma comissão que trata desses cartazes e dessas placas, que são tratadas como lixo por nós em São Paulo.
Esse tipo de coisa denigre a nossa religião, nos humilha. Muitas pessoas responsáveis, depois de trabalharem o dia inteiro, 8h por dia, saem do serviço e vão trabalhar no terreiro, dar passe e fazer caridade. E vem alguém que fica em casa, com os braços cruzados, e fala que vai trazer seu amor em 24h por dois reais? São os tais "mães e pais de santo", de postes.
Vereador, é muito bom sermos respeitados com o nosso Dia da Umbanda, 15 de novembro. Mas agora devemos nos unir, como muitos aqui disseram, para trazer ideias e projetos para o senhor, pois sozinho V.Exa. Não conseguirá progredir. Precisamos unir os umbandistas nesta Casa, para que possamos avançar: tirar o lixo do poste, analisar a Lei do Psiu, que foi feita pelos evangélicos, a fim de tirar os barulhos dos atabaques. Mas o tiro saiu pela culatra, porque eles foram os mais prejudicados por utilizarem aparelhagem de som que produze uma sonoridade muito maior que os nossos instrumentos.
Nunca tivemos um Vereador que falasse a nossa linguagem, nos representasse e dissesse: "Estou fazendo um trabalho pela Umbanda". Parabenizo V.Exa. Pelo seu trabalho, pois, afinal, nunca tivemos um deputado estadual ou federal que assumisse ser umbandista. Nunca vi isso durante todo o tempo como religioso de Umbanda. (Palmas)
Já vi muito às escondidas, entrando no terreiro pelos fundos, mas, abertamente, na Casa de Leis em que trabalham se pronunciam e tratam com outros parlamentares, só V.Exa., Vereador Quito Formiga. Então, peço para Oxalá e para o meu Pai Ogun, Rei dos Caminhos, Rei das Estradas, que abram ainda mais seus caminhos. Que Oxalá lhe dê muita clareza em seus pensamentos; que Iemanjá faça com que seu coração seja brando, como é o seu ser. Que possamos juntos, nós, umbandistas, irmãos, trabalhar para que a Umbanda cresça, cada vez mais, e seja respeitada.
Parabéns pelo dia 15 de novembro. V.Exa. É o pai do Dia da Umbanda!
Fonte da máteria:
http://www.jusbrasil.com.br/diarios/23958815/dosp-cidade-18-12-2010-pg-123
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por visitar meu blog. Deixe aqui seu comentário e sujestões.
Axé a todos, Ogan juvenal