segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Exu e Pombogira


Laroiê, Mojubá, esta é a saudação que damos a evocar este Orixá, sim Exu é um Orixá muitos não o consideram como orixá, dando a entender que Exu é um ente que só pratica o mal, mais não é nada disso.
Exu é um Orixá kekere (pequeno), por quê? Tudo isso se deve a suas teimosias e brincadeiras, não levando a sério aquilo que Olodumaré, Orixá maior lhe determinou.
“Os Deuses Orixás” vivem no orum, ou seja, vivem no céu, e de tanto os seres humanos que vivem aqui na terra suplicarem aos Deuses, Olodumaré designou que Exu viesse para a terra onde ele teria a missão de ser o intermediário entre os homens e os Orixás, ou seja, levar as súplicas e pedidos, dos seres humanos até os Deuses.
Ao chegar a terra, Exu foi tratado como um rei, todas as pessoas da aldeia vieram fazer suas homenagens a Exu o mensageiro, então como foi determinado por Olodumaré, todos os pedidos dos seres humanos teria que ser feitos primeiro para Exu e ele levaria os pedidos até Olodumaré que iria determinar para qual Orixá iria o pedido solicitado, pois cada Orixá tinha sua missão.
Com o passar do tempo Exu começou a ignorar as ordens de Olodumaré, e não estava mais levando os pedidos até Olodumaré, sendo que ele já se achava competente em resolver os problemas solicitados. Ai onde tudo começou, ou seja, ai onde começou toda a confusão.
Pois como Exu era somente um mensageiro ele não tinha a capacidade de resolver os problemas da mesma forma que os Orixás, sendo que começou a fazer a maior bagunça nas aldeias, invertia os pedidos ,quando uma pessoa pedia uma coisa ele dava outra, se lhe pediam para cair chuva para ajudar na lavoura, ele mandava o maior sol, sendo que, com um sol imenso, morria toda a plantação, os aldeões ficaram desesperados, pois se Exu era o mensageiro como suas solicitações iriam chegar até Olodumaré, que achava que estava tudo bem aqui na terra. Foi então que um dos aldeões teve a ideia de juntar todos os moradores, e em conjunto fizeram uma prece, para que Olodumaré pudesse ou tomar conhecimento do que estava acontecendo aqui na terra.
Quando Olodumaré tomou conhecimento do que estava acontecendo, imediatamente comunicou ao Orixá Ogum, que se prontificou em ver pessoalmente o que estava acontecendo aqui na terra.
Chegando a terra , Ogum começou investigar com as pessoas o que realmente estava acontecendo, sendo que em cada relato ele tinha uma decepção para com Exu, que até então não sabia que Ogum estava na terra para saber dos fatos.
Quando Ogum chegou à aldeia que Exu morava, ele já tinha conhecimento que os Deuses tinham enviado Ogum aqui para terra, e resolveu desafiá-lo, pois Exu e Ogum eram dois Guerreiros e lutavam muito bem, foi ai que começou uma das maiores batalhas entre orixás, Ogum saiu vencedor, e Ogum recebeu o titulo do senhor das guerras e das batalhas.   
Ogum reconheceu que Exu também era um grande guerreiro, e lhe deu o privilégio de usar o facão e as armas de guerras quando for necessário.
Por ser um Orixá que gosta de causar confusão, Exu foi proibido de frequentar as festas dos Orixás, sendo que ele será o primeiro Orixá a ser saudado e servido e logo após ele se retira do recinto e fica do lado de fora tomando conta, para que nada de mal possa acontecer.
Exu faz o erro virar acerto, e o certo virar erro.
Exu é o guardião dos templos, das casas, das cidades e das pessoas, por esta razão é que nada se faz sem ele e sem lhe darem suas oferendas, antes de qualquer outro orixá, para neutralizar suas tendências e provocarmos mal entendidos entre os seres humanos, e em suas relações com os deuses.
Exu teve várias brigas com outros orixás, nem sempre saindo vencedor.

Hoje em dia o que mais me aborrece, é quando estou num terreiro, num trabalho de esquerda: Exus. E alguns Ogans ou mesmo Pais e Mães de Santo, cantam pontos denegrindo a imagem dos Elegbaras, nossos Exus, insinuando, que todos os Exus são alcoólatras e mau caráter e todas as Bombogiras são vadias.
Isto é uma inverdade meus irmãos, os Exus são entidades de luz, e de muita luz, e que em conjunto com nossos Caboclos e Pretos Velhos, não esquecendo a corrente de Ogum, esses Exus trabalharam muito para a evolução de nossa querida Umbanda.
Existe tanto pontos bonitos de Exus e Bombogiras, meus irmãos, pontos de evolução, pontos de firmeza para o terreiro, pontos de descarrego, etc... E certas pessoas resolvem cantar pontos que humilham nossos Exus e a nossa religião.
Vou transcrever aqui, um ponto deixado pela Bombogira Maria Padilha, entidade esta que tenho o maior carinho e respeito.

“Canavial balanceou é Orixá
 Maria Padilha na encruza é Mojubá

 Nas águas da Oxum vou me banhar
 Lá na encruza Padilha é Mojubá

 Pro moço que ta tocando eu vou dançar
 E dançando minha história vou contar

 Ogum venceu batalha, Xangô sentenciou.
 Maria Padilha é Mojubá, Padilha eu sou.”
      
Laroiê Exu,  Laroiê Bombogira,  Laroiê Maria Padilha
                                                                                                  Mojubá                                                    

Um comentário:

Obrigado por visitar meu blog. Deixe aqui seu comentário e sujestões.
Axé a todos, Ogan juvenal



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...