Suas conquistas





“Vão para a rua que eu estarei à frente na proteção”. Estas foram as palavras de Senhor Ogum, incorporado em um médium, há 53 anos. Nesta ocasião estava sendo realizada a 1°. Festa de São Jorge, pelos diretores da União de Tendas. O local, sim o local era um porão onde se encontravam mais ou menos 50 pessoas, médiuns de Umbanda, sendo que para aquela época era um número expressivo de pessoas, pois nós Umbandistas não podíamos fazer nossos trabalhos, sem que a polícia fosse perturbar.
Nesta época não podíamos tocar os atabaques e muitas vezes para disfarçar o barulho, nossos mais velhos ligavam o rádio, e assim passavam despercebidos pelos “CANELAS SECAS”, apelido dos policiais daquela época devido seus uniformes.
Deste dia em diante começou a saga da Festividade de São Jorge – Orixá Ogum. Sendo que esta festa foi realizada em alguns outros templos, até graças aos nossos Orixás, e ao trabalho árduo de nossos verdadeiros dirigentes como Ronaldo Linares, Dr. Acyolli, Demétrios Domingues, Mário Paulo, Milton Aguirre, Sebastião Campos, Jamil Rachid, e mais uma imensa lista de verdadeiras personalidades de nossa religião, conseguiram realizar a nossa Festa em um lugar público, sendo o primeiro local na Marquise do Ibirapuera, onde mesmo neste dia foram afrontados pela polícia e ameaçados de serem presos se não acabassem com a Festa, mas graças à intervenção de alguns políticos, a festividade continuou.

Quando assumiu a presidência da União de Tendas, Pai Jamil Rachid, prometeu realizar esta festividade por 50 anos (CINQUENTA ANOS), sendo que sua promessa foi cumprida. Nestes 50 anos de Festas de São Jorge, 37 deles foram realizadas no Ginásio do Ibirapuera, onde a União de Tendas foi a pioneira em fazer uma festa de Umbanda dentro de um Ginásio de Esportes. Muito trabalho, muita luta, e eu, Ogan Juvenal, desde criança participo desta festividade, sendo que por 30 anos consecutivos fui o Coordenador Geral da Festa de São Jorge. E ano, após ano, mais uma vez a União de Tendas inovou, com apresentações de grupos de danças, de capoeira, de bandeiras (Legionários da Umbanda), Corpo de Bombeiros carregando a imagem de São Jorge, acompanhados pela Cavalaria da Polícia Militar, junto com a banda de Clarins Dragões da Independência, também da Polícia Militar. Então, percebam que “aqueles que nos perseguiam, batiam e prendiam, estão acompanhando São Jorge dentro do Ginásio e na rua, pois a procissão ERA imensa e muito bonita”.

Pois é, Pai Jamil Rachid cumpriu com sua promessa, fazendo a FESTA DE SÃO JORGE POR 50 ANOS CONSECUTIVOS, não foi fácil mais cumpriu. Eu me lembro de um ano que faltava dinheiro para realizar a festa, mas Pai Jamil não se abalou e vendeu um carro de sua propriedade para cumprir com os compromissos, era uma caravana que usávamos até como ambulância, pois cansei de levar pessoas filiadas à União, para hospitais com aquele carro.

50 anos de Homenagens, encerrou-se no ano de 2007, “a maior festa no mundo”, todo em homenagem a um Orixá, realizada em local fechado, e que ficou conhecida internacionalmente, eu costumava falar que o Ginásio do Ibirapuera era e foi o maior Templo de Umbanda do Planeta!

Todos nós saímos tristes do Ibirapuera, mas ao mesmo tempo felizes por termos cumprido com a nossa missão. Confesso que me senti envaidecido por ter conseguido realizar tamanha festa a este Orixá, em conjunto com os diretores e associados da União de Tendas, e também não se esquecendo de citar a Associação Paulista de Umbanda, seu antigo presidente Pai Demétrio, e o atual Moacir Papa, que sempre nos apoiaram e colaboraram junto com várias outras Federações, nossas co-irmãs, que sempre estão em parceria com a União de Tendas.

No encerramento da festividade dos 50 anos, nós gravamos um DVD, para recordação, e neste DVD, pedimos para que várias pessoas presentes deixassem um depoimento falando da festa, uma dessas pessoas foi Demétrio Domingues, que ali dentro do Ginásio do Ibirapuera se despediu de São Jorge e de todos nós Umbandistas, coisa que só fui perceber quando estávamos editando o DVD, e ele claramente dizia que aquela seria a sua última Festa, e que a próxima Festa de São Jorge seria nas dependências do Vale dos Orixás. Pai Demétrio acabou falecendo 3 meses depois da Festa.

Ficou então estabelecido entre os Diretores da União que a próxima Festa de São Jorge seria realizada no Vale dos Orixás, atendendo a um pedido muito especial de Pai Demétrios.

Mas no ano seguinte tudo mudou, pois a Umbanda estava comemorando o seu Centenário, e acatando um pedido do SOUESP, Pai Jamil resolveu somar forças, para que todas as Federações fizessem uma grandiosa festa em homenagem a São Jorge, novamente no Ginásio do Ibirapuera, sendo que a União de Tendas colaborou levando a tradicional imagem.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...