quinta-feira, 11 de agosto de 2011

MODUPÉ AZAWANI !!!!!!

A benção, a este grande Orixá, Obaluaiê, o rei da terra, chegamos ao mês de agosto, e desde minha infância escuto dos meus mais velhos que agosto é um mês muito perigoso, o mês de cachorro louco, (risos) então depois que comecei a conhecer um pouco mais das tradições africanas fiquei sabendo do verdadeiro perigo do mês de agosto.
Filho de Oxalá e Nana, seu dia é segunda feira. Orixá da bexiga e das doenças de um modo geral, o médico do Candomblé, o médico dos pobres.
Seu rosto é revestido por um capuz de palha da costa, escondendo a fisionomia desfigurada pela lepra. Usa fios de contas vermelhas, brancas e pretas, ou brancas e pretas, sua dança simboliza a doença, os corpos que tremem de dor, o sofrimento físico dos homens.
Os braceletes de búzios e a palha da costa são os enfeites deste orixá.
Seu xaxará é como uma vassoura, varrendo as doenças para longe.
Nos vários segmentos diversos nomes são dados a este Orixá da varíola, Omolu, Omulu, Xapanã, Duzina, Azawani, Saponã, Quicongo, Canjanjá, Obaluaiê, Saponã, o rei da terra, o rei dos espíritos.
Seu toque é o Opaninjé, quando temos pessoas doentes devemos pedir a este Orixá, ferecendo o seu Doburu, ou seja, um aguidal cheio de pipócas, em nome das pessoas enfermas, pedindo pela sua recuperação.
Azawani foi o Orixá que me suspendeu e me confirmou como Ogan a mais de 30 anos atraz.
Atotô Sapatá, Atotô Obaluaiê
                                                                      Modupé Azawani, Modupé Orixá

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por visitar meu blog. Deixe aqui seu comentário e sujestões.
Axé a todos, Ogan juvenal



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...