quarta-feira, 2 de maio de 2012

SARAVÁ A UMBANDA

UMBANDINHA
Gente vocês não tem idéia do quanto eu detesto ouvir esta palavra, hoje eu estava revendo meus arquivos de fotos, e vi quantas personalidades da Umbanda e do Candomblé participaram dos festejos de São Jorge no Ginásio do Ibirapuera, e muitas dessas pessoas do candomblé, uma delas posso citar com exemplo, pois conheço toda a sua história, é o do nosso saudoso Tatá Pérsio, que gravou um depoimento muito lindo, nas dependências do Ginásio falando de nossa querida Umbanda, Tatá Pérsio começou a se desenvolver na Umbanda e só depois de alguns anos de Umbanda é que se ingressou no Candomblé, pois como ele mesmo falava “Comecei na Umbanda ainda de calças curtas” lembrei dele agora porque revi o depoimento e também me lembrei na 1ª Festa de São Jorge, na cidade de São Bernardo do Campo onde estávamos presentes, inclusive o Prefeito da cidade e Pai Pérsio me falou, “Ogan Juvenal me de licença, que eu quero cantar um ponto para São Jorge, pois eu vim da Umbanda a Umbanda é a minha raiz”, ai ele ainda sentado, pois já se encontrava bastante debilitado, cantou um lindo ponto de São Jorge, que emocionou a todos os presentes, Pai Jamil Rachid assim como Tatá Pérsio também começou na Umbanda como filho de Santo do saudoso Pai Jau o Sr. Euclides Barbosa, uma pessoa muito meiga e humilde dentro de nossa religião, que trouxe a Umbanda do Rio de Janeiro para São Paulo, Pai Ronaldo Linhares e Pai Fernando Cassitas também iniciaram na Umbanda e tem suas raízes dentro do Candomblé como filhos de Pai Joãozinho da Goméia, e tem muita gente que eu poderia citar, pois, estes que estou falando eu os conheço ou os conheci pessoalmente e não de ouvir falar. Pois é meus irmãos, ainda assim, tem algumas pessoas que chamam nossa religião de “umbandinha”, e que detestam os umbandistas, se dizem feitos no Santo, mais estas mesmas pessoas que criticam a Umbanda criticam os Umbandistas, fazem festas para Caboclos, se vestem de Exus e Pomba Gira, trabalham com Cosme e Damião, Pretos Velhos e não são Umbandistas, e ai eu pergunto, de onde vem estas entidades? De nossa Umbanda não é verdade?, Então meus amigos respeitem as religiões, respeitem as Nações, respeitem os fundamentos de cada um, pois cada um pratica aquilo que aprendeu, UMBANDA É UMA RELIGIÃO BRASILEIRA – UMBANDA É UMA RELIGIÃO UNIVERSAL, E SALVE A UMBANDA, SARAVÁ !!!! Ogan Juvenal

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por visitar meu blog. Deixe aqui seu comentário e sujestões.
Axé a todos, Ogan juvenal



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...