domingo, 8 de setembro de 2013

RACISMO, PRECONCEITO E DISCRIMINAÇÃO



Racismo, Preconceito e Discriminação, palavras que ouvimos no dia a dia, mais poucos sabem dizer o seu significado, e pior ainda, existem pessoas que afirmam em dizer que o racismo não existe.

RACISMO : É uma ideologia, uma forma de pensar, de ver e de dar valor as coisas.

Uma pessoa racista acredita que os seres humanos ("raças") inferiores a outros e, por isso mesmo, não precisam ser tratados com a mesma consideração e respeito.

PRECONCEITO : É um julgamento prévio negativo.
É julgar uma pessoa sem ao menos, conhece-la, baseando-se só na aparência, cor da pele, origem, classe social, orientação sexual etc. Ocorre quando alguém acha que "todo pobre é vagabundo", "todo negro é ladrão", "todo homossexual é safado" e assim por diante.


DISCRIMINAÇÃO : É a conduta propriamente dita.
É o ato que expõe o racismo ou preconceito e atinge outra pessoa. Ocorre quando, por exemplo, a pessoa é revistada, ou quando lhe são dirigidas palavras ofensivas, ou quando é negado o direito de frequentar determinados ambientes unicamente em razão da cor da pele, condição social ou religião.
Ocorre Também quando o atendimento é negado em um estabelecimento comercial, pelos mesmos motivos acima.
É a desconfiança, o tratamento truculento, violento ou de indiferença, movido unicamente por preconceito. A discriminação pode ser clara e explicita ou disfarçada, camuflada. Pior ainda, pode já ter sido assimilada de tal forma pelas pessoas que chega a passar despercebida, como se fosse "normal".

Infelizmente ainda exite pessoas racistas, preconceituosas e intolerantes. Diga não a discriminação racial e a intolerância religiosa, abraços a todos Ogan Juvenal

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por visitar meu blog. Deixe aqui seu comentário e sujestões.
Axé a todos, Ogan juvenal



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...